Buscas e mudanças de comportamento dos usuários ao longo da pandemia. O que devemos esperar para 2022?

Photo by Johannes Plenio on Unsplash

Em 2020 iniciamos mais um ciclo de novas transformações, forçadas ou não, foi necessário retraçar uma nova rotina, seja nos negócios e/ou na vida pessoal. Isso foi global, e resultados de uma pesquisa realizada pelo Google comprovam; uma das buscas mais realizadas em 2020 foi em relação ao fim da pandemia. Passaram-se 2 anos, e ainda permanecemos nela, e infelizmente, ainda sem uma data concreta para esta resposta.

Mas em 2021 passamos a entender melhor o panorama para que pudéssemos nos adaptar à nova realidade, “ao novo normal’’, assim como aconteceu em outros momentos da história. Essa nova rotina nos fez reavaliar nossos hábitos, seja no modo como compramos, trabalhamos ou nos divertimos. Evoluímos radicalmente. Como se uma chave fosse acionada em nosso cotidiano, saímos do off para o on, criamos versões digitais para quase tudo.

Não foi tarefa fácil. Para a grande maioria mudar, sair da zona de conforto não tem lá seus benefícios. Mas deixemos esta questão para outro momento. Toda essa adaptação acarretou em uma série de eventos e pequenas mudanças, principalmente para consumidores de produtos e serviços.

As compras se tornaram cada vez mais online, a busca incessante por delivery, e outras séries de novos eventos que construimos e estamos construindo gerou e geram informações importantíssimas de nossos consumos. E é aqui que desejo chegar, na mudança de comportamento dos consumidores.

Cada um destes dados nos provam cada vez mais que, nosso comportamento de compra não é estático, mas dinâmico e está em constante evolução, moldado a partir das alterações do meio ambiente. E se o empreendedor souber usar estas informações ao seu favor, conseguirá traçar estratégias eficientes para melhorar a jornada de compra do cliente.

Mas, o que esperar em 2022?

Pessoalmente, desejo mais esperança e boas energias.

Mas olhando de um panorama geral, teremos novos hábitos, novas habilidades, muita luta e desejo pela manutenção da flexibilidade entre vida pessoal e vida profissional, uma das vantagens que a pandemia nos trouxe.

Em dois anos de pandemia aprendemos muito e pesquisamos bastante. Segundo levantamentos do Google, em 2021 pesquisamos sobre investimentos; como melhorar o espaço dentro de casa; qual tênis ideal para correr na rua; buscamos por restaurantes próximos, e teve mais. Cada uma destas buscas revelam um comportamento único do consumidor e de como ele deseja se conectar a cada uma destas respostas.

Algumas já estão surgindo, segundo pesquisa realizada pelo Waze, estamos retornando a circular cada vez mais, seja para ir ao cinema, à praias, restaurantes, etc. Mas vale lembrar que a tempestade da pandemia ainda não passou por completo. Mas no fim do túnel sempre há uma luz que conseguimos vislumbrar, o que nos dá esperança de dias melhores.

Em 2022, você que deseja resolver os anseios destes consumidores, entenda que o comportamento do seu consumidor está em constante evolução, e que ele deseja ser atendido por múltiplos canais. Adapte-se e mude rapidamente. Somente quem entender os reais desejos e as necessidades das pessoas poderão de fato fazer uma linda transformação.

--

--

Dono de um sorriso que não cabe no rosto, mineiro e empreendedor. Ajuda pequenos e médios empreendedores na transformação Digital! Vem comigo :)

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Carlos Belo

Carlos Belo

29 Followers

Dono de um sorriso que não cabe no rosto, mineiro e empreendedor. Ajuda pequenos e médios empreendedores na transformação Digital! Vem comigo :)