Decisões de compras mais complexas. Desde a pandemia, como seus clientes estão se comportando?

Carlos Belo
2 min readJul 14, 2021

Não vale dizer que sumiram, que estão comprando menos e nem reclamar, :) Brincadeiras à parte, vamos ao que realmente importa; a mudança de hábito e o que afetou, ou melhor, o que mudou desde 2020.

Entende-se hoje sobre jornada de compra, todo aquele processo que o cliente faz desde a assimilação de uma empresa até a aquisição ou não do produto e/ou serviço. É muito importante que as marcas procurem entender o sentido dessa jornada, pois todo processo de compra digital permeia esta metodologia.

Fonte: thinkwithgoogle

Desde a COVID-19, o comportamento das pessoas tem mudado drasticamente, redução de horários em comércios, distanciamento social, fechamentos e todo o protocolo que já conhecemos. Com lojas e outros setores fechados, os consumidores seguiram para o meio online, resultando assim num crescimento expressivo do e-Commerce em todo mundo de 27,6%, segundo os dados da eMarketer.

E este crescimento do e-Commerce tende a ficar maior a cada momento, são mudanças que vieram para ficar, e terá como produto uma necessidade de os varejistas continuarem a investir para que as pessoas possam fazer compras quando quiserem, como quiserem e onde quiserem.

Com esse boom de compras, a jornada que já não era fácil de entender (processo de compra), tornou-se ainda mais complexo para os empreendedores, e no final das contas, como esse processo influencia o que as pessoas decidem comprar?

O comportamento de compra varia de pessoa para pessoa. As decisões que já eram confusas está ficando cada vez maior. Entendeu? rs. O que estou tentando lhe explicar é que os usuários não seguem mais um padrão de compra na internet, porém, podemos utilizar a ciência a nosso favor, para assim encontrar um padrão, e facilitar os processos de decisão.

Aplicando a ciência comportamental, você consegue facilitar o processo de decisão de compra. Foi assim que a The Behavioural Architects descobriu uma maneira como os consumidores decidem comprar.

Aqui apresentamos 3 pontos importantes que influenciam as decisões de compra.

  • Confirmação social, ou seja, os comentários e avaliações de outras pessoas;
  • Escassez, quanto menor a disponibilidade de um produto ou serviço, mais desejável ele se torna;
  • O poder do gratuito, seja um envio de frete grátis, ou algum brinde convence ainda mais o comprador.

Na pesquisa completa você encontra outros pontos importantes que irão facilitar as decisões de compra. Destaquei os 3, que para mim são os principais ao efetuar uma compra de um produto ou serviço.

Vantagens e avaliações positivas são outros benefícios capazes de impulsionar a compra online, fator que faz 54% das pessoas comprar na internet.

Para compreender melhor os dados, faça o download do relatório completo através deste link.

--

--

Carlos Belo

Dono de um sorriso que não cabe no rosto, com gosto por criar produtos que geram inovação e impacto positivo nas pessoas!