Qual sua motivação para criar um produto ?

Carlos Belo
3 min readAug 27, 2023

--

By: Unsplash

Hoje, vamos deixar de lado as frias engrenagens técnicas, os números impessoais e até mesmo o motivo que costuma unir os corações ávidos pelo sucesso material. Permitam-se sentir a leveza ao ler este texto

Um outro dia eu estava mergulhado em reflexões enquanto acompanhava a entrega de um projeto imobiliário empreendido por um amigo de longa data, alguém que em tempos passados também compartilhou o mesmo ambiente de trabalho comigo. Por um momento, desviei meu olhar para o horizonte, enquanto a melodia inconfundível de Zé Ramalho tocava ao fundo, as vozes e risos das pessoas ao meu redor eram apenas uma corrente fluida de sons indistintos, que por um momento silenciaram. Foi então que resolvi registrar esses pensamentos em meu celular, na esperanca que estas palavras toquem os corações de quem as lê.

Nesses momentos de contemplação, percebi muitas coisas, e foi exatamente isso que ocorreu. Percebi algo profundo, algo que se oculta atrás das palavras e ações: o sentimento. Antes de contar essa história, quero voltar alguns dias atrás, até o momento em que decidi temporariamente afastar-me do cotidiano integral da minha própria empresa para mergulhar de cabeça em um novo projeto.

Foi neste momento de reflexão que percebi o qual importante foi uma pergunta que meu melhor amigo me fez: “Você tem uma amor por uma construtura, não é mesmo?” Por uns minutos me fez pausar e refletir. Minha resposta surgiu quase que automática, mas confesso que este questionamento ecoou por muito tempo. E hoje, 26 de setembro, durante esta tarde quente em pleno inverno, sentado neste mesmo evento, é neste momento que as palavras encontram seu caminho para serem escritas.

Finalmente, compreendi o que estava por trás de todas as escolhas e caminhos que trilhei. Não é a construtora que eu amo, mas sim as pessoas que a tornam viva. É ali, no espaço onde cada indivíduo tece sua história, que encontramos o verdadeiro sentido. Nossas vidas são tecidas com histórias: as alegrias que compartilhamos, os sorrisos que trocamos e, acima de tudo, o amor que temos uns pelos outros.

Nesse cantinho do mundo em que me encontro, percebo que minha missão transcende o mero desenvolvimento de produtos ou a elaboração de estratégias publicitárias para um público distante. Olhando cada uma das pessoas aqui, com lindos sorrisos estampados no rosto, um sentimento que somente elas podem testemunhar, percebo que estou, na verdade, escrevendo o prefácio de um livro singular. Um livro que será preenchido com as experiências, os sonhos e os laços que uniram as pessoas que passaram por aqui, deixando suas marcas permanentes nas páginas da vida.

São estes estes sentimentos e palavras que dão forma às linhas que traço aqui, e com cada traço, minha convicção cresce: a concepção de produtos não deve se limitar a números, informações e outras percepções; a motivação deve brotar do sentimento que esses produtos podem inspirar em todos aqueles que os tocarão ao longo de toda a jornada.

E qual seria a sua?

--

--

Carlos Belo

Dono de um sorriso que não cabe no rosto, com gosto por criar produtos que geram inovação e impacto positivo nas pessoas!